quarta-feira, 28 de abril de 2010

EU FUI...


... à Barragem de Campilhas no Cercal do Alentejo.
É a minha segunda visita ao local e, sinceramente, gostei mais desta pois o nível de água está consideravelmente bom, como demonstram as imagens que quero partilhar.
A Barragem de Campilhas foi construída em 1954, integrada no Plano de Rega do Alentejo como forma de apoiar o desenvolvimento da agricultura no País, em particular nesta região, tradicionalmente carente de água.
Nesta barragem instalou-se uma central hidroeléctrica, a qual apenas funcionou até 1970. Por motivos técnicos está actualmente desactivada. O descarregador de cheias tem o feitio de um poço.
No marco da inauguração da Barragem está esculpido o seguinte texto:

"MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS
Direcção Geral dos Serviços Hidráulicos
Obra 12  -  Campilhas
1954

A rega é considerada magno problema de interesse simultâneamente económico, social e militar que como nenhum outro contribuirá para a valorização do património nacional, para a criação da riqueza pública, para a absorção do nosso excesso demográfico e para o desenvolvimento do comércio interno e externo do País." (salazar)

São permitidas na Barragem actividades de lazer tais como: desportos náuticos e pesca.
Uma tarde bem passada ouvindo os sons da natureza, da água a correr para o poço e que, de vez em quando , eram interrompidos pelo motor de um veículo a passar pela ponte. O condutor reduzia a marcha , provavelmente, interrogando-se o que estaríamos ali a fazer de máquina fotográfica, bloco e lápis na mão.
Eis aqui o resultado final...

fotografia:  isabel
                                                       colaboração:  elísio