sábado, 3 de abril de 2010

PÁSCOA - a ilha


A Ilha foi descoberta pelo holandês Jacob Roggeveen, a 5 de Abril, Domingo de Páscoa, em 1772, daí o seu nome.
A origem dos primeiros habitantes é incerta. Contudo a descoberta de anzóis, arpões e outros utensílios, a língua indígena, os Moai e o DNA analisado de  doze esqueletos, leva a concluir que a sua origem possa ser de antigos habitantes da Polinésia.
 O rongorongo,  seu sistema de escrita, ainda não foi decifrado.
Os Moai, estátuas gigantescas de pedra, ocupam a costa como eternos  sentinelas. As estátuas têm cerca de 5 a 22 metros de altura e personificam os chefes fundadores das dez tribos da ilha. Próximo do vulcão Rano Raraku existem várias estátuas inacabadas.
Ilha de origem vulcânica, tem a forma triangular e localiza-se a sul do oceano Pacífico. O seu clima varia entre 22 e os 17º C.  Muito vento e o mar demasiado frio impedem a formação de recifes de coral. A chuva apesar de abundante infiltra-se rapidamente no solo poroso vulcânico. Somente com muito esforço a população consegue água suficiente para as suas necessidades diárias e cultivo.
A ilha pertence ao Chile desde 1888.
É umas das 7 Maravilhas Mundiais.
fotografia: internet

DESEJOS DE UMA PÁSCOA FELIZ!

terça-feira, 30 de março de 2010

ARTE E IMAGINAÇÃO


PASSEIO À ALDEIA MINEIRA DO LOUSAL

Integrada na Faixa Piritosa Ibérica, que, com cerca de 250km de extensão e uma largura que chega a atingir os 40km, tem início no vale do Sado e se prolonga até ao vale de Guadalquivir, próximo de Sevilha (Espanha), a mina do Lousal situada na freguesia de Azinheira dos Barros, concelho de Grândola, distrito de Setúbal,  foi explorada entre 1900 e 1988, data em que terminou a sua actividade extractiva. 
Podemos visitar o Museu Mineiro do Lousal, o Centro Ciência Viva - "Mina de Ciência", o Centro de Artesanato e ainda a Albergaria Santa Bárbara dos Mineiros, o Restaurante Armazém Central  onde almoçamos ao som do Coral dos Mineiros do Lousal que orgulhosos da sua profissão, cantam afinadíssimos, as suas histórias de vida. Dia bem passado.
fotografia: isabel