terça-feira, 30 de março de 2010

ARTE E IMAGINAÇÃO


PASSEIO À ALDEIA MINEIRA DO LOUSAL

Integrada na Faixa Piritosa Ibérica, que, com cerca de 250km de extensão e uma largura que chega a atingir os 40km, tem início no vale do Sado e se prolonga até ao vale de Guadalquivir, próximo de Sevilha (Espanha), a mina do Lousal situada na freguesia de Azinheira dos Barros, concelho de Grândola, distrito de Setúbal,  foi explorada entre 1900 e 1988, data em que terminou a sua actividade extractiva. 
Podemos visitar o Museu Mineiro do Lousal, o Centro Ciência Viva - "Mina de Ciência", o Centro de Artesanato e ainda a Albergaria Santa Bárbara dos Mineiros, o Restaurante Armazém Central  onde almoçamos ao som do Coral dos Mineiros do Lousal que orgulhosos da sua profissão, cantam afinadíssimos, as suas histórias de vida. Dia bem passado.
fotografia: isabel


7 comentários:

Carolina disse...

Boa reportagem!
baci!
;)

Letucha Almeida disse...

Bem passado mesmo, gostei imenso!
Belas fotos
Jinhos

Carolina disse...

Um pouco desafinado, não???
;))))

isabel disse...

Carolina, deve ser da gravação, mas foi a única que encontrei :(
Mas podes crer que no dia do almoço, estavam afinadinhos.
baci :D

Jelicopedres disse...

Linda.....passei aqui, muito...muito...rápido....
Só para deixar beijinho;)
Eu volto!!!
(^_^)

Anônimo disse...

muito giro muito giro :D

jinhos

p.s. - se entretanto descobrires, diz-me qual era o tipo de sofrimento dos mineiros...

Jelicopedres disse...

Parece MENTIRA, mas não é!
(Hoje, dia 1 de Abril, mas eu não sou mentirosa)

- Cá estou eu, como prometi Belinha, já do lado de cá do rio Tejo, mais própriamente em pleno Ribatejo, para te dizer que, és uma "artista!!!
Com música do mineiro e tudo...!
Está linda a tua postagem, Parabéns!!!
FELIZ PÁSCOA (SEM AMÊNDOAS, claro:(mas pronto, não quero que te suceda mal nenhum... está bem?!
Pode ser então, com tudo aquilo que mais desejares.
Um beijinho e um abraço da Teresinha*_*)
Também da minha filhota e dos meus Amorosos.