sábado, 10 de julho de 2010

 

... Ao entardecer três ESTRELAS posaram para mim, uma mera fotógrafa, na praia de S.Torpes, numa sessão 5 estrelas :

fotografia: isabel

Curiosidades:

 As estrelas-do-mar abundam em quase todas as costas marinhas, especialmente em praias rochosas. Várias espécies vivem desde as linhas de maré até profundidades consideráveis na areia e no lodo.

Existem cerca de 2.000 espécies de estrelas-do-mar conhecidas a maioria com 5 braços idênticos.

Quando uma das partes de seu corpo se quebra, ou seja um dos braços, elas conseguem regenerar essa parte. 

De um braço partido, nasce um novo organismo...uma nova estrela-do-mar.

Tem um modo especial de devorar moluscos com concha. Envolve a presa com o seu corpo e abre a concha com os braços. Depois introduz o estômago na concha aberta e "come" o molusco. Quando a refeição termina, o estômago da estrela-do-mar retrai e a concha vazia é abandonada.

 

10 comentários:

O céu da Céu disse...

Estrelinhas do céu...
estrelinhas do mar...
bonitas fotos e boas lembranças me trazem à memória...tantas que eu encontrava na praia...hoje nada!
Sorte tiveste! beijinhos

Carolina disse...

Que belas fotografias. Obra de arte.
Gostei das informações sobre a Estrela do Mar.
Desconhecia.
Grandes e interessantes ensinamentos.
baci

Jelicopedres disse...

Espera só um pouquinho, amiga.
Já volto.
Já tiveste alguma amiga, asssim... tão atarefada?!!!;)
Eu acho que não, linda.
Volto assim que puder!

Beijo, beijo*_*)

Letucha Almeida disse...

"uma cara sardenta encheu-me o olhar
ainda meio a sonhar perguntei-lhe quem era
ela riu-se e disse baixinho: estrela do mar"
letra da musica "Estrela do mar" de Jorge Palma

Estas lindas estrelas do mar, que conseguiste apanhar tão bem com a tua câmara, fizeram-me lembrar de uma música de que eu gosto muito Estrela do mar!!
bacione:)

isabel disse...

Obrigada pela visita Céu.
Encontrei-me com estas estrelas em S.Torpes, nuns pequenos lagos, na maré baixa, no dia em que fiz a postagem. Sorte mesmo!
beijinhos

isabel disse...

Obrigada Carolina. Também aprendi com esta postagem pois andei à procura de informação para juntar às fotografias e de seguida redigi este pequeno texto com aquilo que achei ser mais importante para as minhas *****estrelas!!!

baci

isabel disse...

Jelica,

º_º "tou ta ver" !!!

ihihih

beijinhos

isabel disse...

Letucha,

Estive indecisa entre uma e outra música. Também gosto muito da de Jorge Palma, mas como já a tinha ouvido num outro blog, optei por esta.

bacino ;D

Jelicopedres disse...

Voltei!
O meu portátil, até agora,
(liguei-o há pouco), parece estar operacional... Vamos ver.
-Com que então, as Estrelas do Mar, são umas espertalhonas!
Na verdade, na Natureza tudo resolve.
São maravilhosas as tuas "Estrelas".
Além dessas, sei que tens uma estrelinha protectora...
Beijinhos para ti;)

isabel disse...

Obrigada Jelica. De vez em quando ficamos surpreendidos com as maravilhas que a natureza nos brinda. Verdadeiros milagres!!!

Shanti!